Acessibilidade
Publicado em 14/06/2022

No início de junho, a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Barreiro recebeu o aval do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para colocar em desenvolvimento o Projeto Chamar 192, que é voltado aos municípios de pequeno porte que ainda não possuem cobertura do serviço do Samu em seu território. O processo de adesão do programa já estava sendo trabalhado desde o ano passado, pois a rede municipal sentia a necessidade de ampliar o atendimento especializado, para agilizar os procedimentos quando há casos de emergências.
Segundo a gestora do programa, Daniela Picolo, o município aderiu ao serviço de 14 horas diárias. “O horário de funcionamento do programa de segunda a sexta é a partir do encerramento do expediente às 17 horas, permanecendo até as 7 da manhã do dia seguinte. Nos finais de semana o período de atendimento passa a ser de 24 horas”, explica.
O serviço funciona da seguinte forma: os indivíduos acionam o número de telefone 192 e passam as informações necessárias, após isso, são encaminhados para uma pré-consulta, onde um médico avaliará a necessidade de deslocamento ou não da ambulância do município. A equipe de saúde da UBS já estará devidamente informada pelo médico e realizará os procedimentos adequados para cada situação.
O projeto já realizou a formação de sete profissionais do município

