• Ir para conteúdo
  • Ir para menu
  • Ir para rodapé
  • A+ Aumentar Fonte | A-Diminuir Fonte
  • A Normalizar Fonte
  • Contraste
  • Mapa do Site

Acessibilidade

Roteiro Turístico da Erva-mate

Publicado em 25/10/2018

Lançado Roteiro Turístico: Caminhos

da Erva-Mate, em Novo Barreiro

 

A Administração municipal de Novo Barreiro lançou oficialmente no dia 18 de setembro o primeiro roteiro turístico do município, que há tempos vem sendo desenvolvida em parceria com a Emater e envolverá a Erva-mate, agroindústrias e áreas de lazer.

A produção de Erva-mate molda a história e as paisagens de Novo Barreiro e região. Este produto vem colocando o município em lugar de protagonismo em relação à qualidade da erva-mate e organização enquanto segmento.

Batizado de Caminhos da Erva- Mate, o percurso teve vários atrativos e foi programado para ser feito ao longo de um dia. Os turistas saíram do centro da cidade, em frente a prefeitura, continuando pelo viveiro de mudas de Erva-mate, passando por pontos históricos do municípios e seguindo para propriedades rurais que utilizam o sistema agroflorestal para produção de Erva-mate e por ervais nativos.

Na sequência a parada foi realizada nas indústrias de Erva-mate, onde foi mostrado todo o processo produtivo e também os pontos de venda de Erva-mate, sempre com a participação das famílias envolvidas no roteiro. Ao meio dia foi servido almoço no Camping Recanto da Natureza, uma das quatro áreas de lazer que o município possui, e logo após foi possível aproveitar as belezas da natureza do local.

Ao término do roteiro foi realizado um momento de avaliação, onde os presentes tiveram o espaço para mencionar como se deu esse 1º Roteiro Turístico. Após as falas ficou evidente a boa receptividade e satisfação pela realização e organização do evento, avaliado como muito positivo e que deverá ter em sua próxima edição ainda mais envolvimento de pessoas e de conteúdos históricos municipais. Com toda a certeza é uma atividade que deverá render muitos frutos para o município e que colocará Novo Barreiro ainda mais no cenário Regional e Estadual.

Em sua fala o prefeito Tito destacou que esse é mais um passo dado pelo município em busca do desenvolvimento turístico e que é necessária a união de esforços para que os projetos de sucesso sejam implantados, como é o caso da Rota Turística da Erva-mate, pois a contribuição da Emater e de todas as famílias envolvidas é essencial, principalmente neste primeiro momento, com o início das atividades, pois “acreditamos que muito em breve as famílias estejam agregando renda nas suas propriedades com a rota turística e estaremos cada vez mais colocando nosso município em lugar de destaque”, disse Tito.

 

Mesmo reconhecendo a necessidade de ainda avançar muito no setor, o prefeito disse que o município está no caminho certo, aproveitando o potencial natural para desenvolver o turismo a cada dia. “Poucos municípios da região tem o potencial turístico rural que nós temos. Por isso acreditamos e apostamos, convidando a cada um para divulgar o potencial turístico de Novo Barreiro, tanto em relação à erva-mate quanto as áreas de lazer”.

 

Novo Barreiro contará com um roteiro diversificado para atrair visitantes e demonstrar o potencial turístico do município. O Roteiro Turístico chamado de Caminhos da Erva-mate foi uma forma de apresentar à comunidade o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos. O roteiro, idealizado pela Administração Municipal e Emater, começou a ser planejado em 2017 e “vem sendo realizado com muito planejamento e preparação, mas sabemos que temos muito ainda para avançar e ter a contribuição da equipe técnica da Regional da Emater e também dos demais participantes deste primeiro roteiro, faz toda a diferença, para que possamos  melhorar”, destacou o Vice-prefeito Volnei Tonello.

 

Para a assessora de gabinete, Elaine Marisa Andriolli, o roteiro vem sintetizar um trabalho importante realizado com os ervateiros do município de Novo Barreiro, colocando-os como protagonistas da Rota Turística e fortalecendo ainda mais a cadeia produtiva da erva-mate, considerando um divisor de águas no turismo regional. “Assim como outros setores, o turismo se viabiliza como uma estratégia de desenvolvimento, uma vez que oferece atrações diversas como a educação, cultura, as belezas naturais e a gastronomia. Tudo está sendo construído com muita seriedade e carinho para possibilitar um roteiro que mostre as nossas fortalezas, que é o caso da erva-mate, dos nossos campings e as agroindústrias que estamos implantando, além de ser um roteiro de muito conhecimento a respeito da cadeia produtiva da erva-mate e suas potencialidades. Estamos focados na qualidade de vida, geração de emprego e renda e desenvolvimento local”, comenta.

Na avaliação do gerente regional da emater, Mario Antonio Coelho da Silva, o roteiro já é um sucesso, pois é inovador, congregando a erva-mate, as agroindústrias familiares e áreas de lazer, e mostra as potencialidades locais.

A Rota Caminhos da Erva-Mate foi percorrida por representantes da Emater de 6 municípios  da região, por representantes de grupos da terceira idade de Novo Barreiro, imprensa local, empresários, professoras e alunos da rede municipal de ensino e teve a participação fundamental do Professor Mário da Silva Oliveira, que é historiador, autor do Hino do município e grande conhecedor da história de Novo Barreiro.  Ao final, no Camping Recanto da Natureza, localizado na linha Três Passinhos, foi plantada uma muda de erva-mate, pelas autoridades presentes, como marco histórico do primeiro roteiro turístico. A forma foi de roteiro piloto e após alguns ajustes será aberta para toda a comunidade.

A Administração Municipal agradece a todos os participantes!


Ir para galeria