• Ir para conteúdo
  • Ir para menu
  • Ir para rodapé
  • A+ Aumentar Fonte | A-Diminuir Fonte
  • A Normalizar Fonte
  • Contraste
  • Mapa do Site

Acessibilidade

Prefeita viaja para Brasília em busca de recursos para Novo Barreiro que está em situação de emergência

Publicado em 13/02/2023

Agricultores estão sendo castigados pela estiagem.

Prefeita Marcia viajou à Brasília juntamente com a secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Rosimeri Machado e secretário de Agricultura José Ivânes Mói Frizão em busca de recursos para ajudar os agricultores que já estão sentindo os danos causados pela falta de chuva. O intuito da viagem é buscar recursos para amenizar esses prejuízos.

Segundo a Emater, que realizou um levantamento em dezembro de 2022 dos danos causados os prejuízos não afetam somente a produção de grãos, vai além. De acordo com os técnicos os prejuízos com as lavouras de milhos ocupam uma área estimada de 1.780 ha (480 ha de silagem e 1300 ha grão), onde as perdas estimadas já passam de 50%. Tendo como referência uma produtividade esperada de 4.000 kg/ha em grãos e 15.500 kg de matéria verde/ha em silagens. Já nas lavouras de soja ocupam uma área estimada de 4.900 há no município até o momento a cultura está sendo prejudicada devido ao atraso no plantio e as e as áreas plantadas não estão germinando ou mal germinada, não é possível ainda estimar as perdas. Tendo como referência uma produtividade esperada de 3.600 kg/ha.

Além das lavouras outro setor que está sofrendo é a bacia leiteira.  Segundo a Emater a situação das pastagens é crítica. A pequena quantidade que resta está sendo consumida e não está havendo o rebrote. Os animais consomem menos pasto devido ao excesso de fibras e a qualidade do mesmo. A produção de leite do município teve uma queda até o momento de 50 % aproximadamente conforme informação de produtores ligados à atividade e das empresas que fazem o recolhimento do mesmo e levantamento realizado pelas entidades locais. A queda de produção deverá continuar nos próximos meses em função de que a estiagem não permitiu o plantio de novas pastagens anuais e rebrote das pastagens perenes.

De acordo com o Extensionista da Emater Sergio Magalhães “Se a estiagem persistir logo haverá a necessidade de abertura de novos acessos de água aos animais, limpeza de bebedouros para fornecimento de água”, comentou.

Prefeita Marcia se compromete com os agricultores e afirma que fará o possível para que os agricultores recebam ajuda nesse momento difícil. Ela salienta que medidas provisórias já forama dotadas pela administração municipal para garantir o abastecimento de água nas propriedades para o sustento dos animais, por isso reforça que é necessário que a população ajude a cuidar e evitar o desperdício de água.